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Você sabe como fazer uma promoção de impacto?

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promoção de impacto

As promoções são muito atrativas, movimentam o varejo e fazem o dinheiro girar com objetivo de obter maiores lucros e renovar o estoque. Além disso, são uma ótima oportunidade de você conseguir atrair mais clientes, diversificar sua cartela de produtos e atingir novos nichos! Você sabe como fazer uma promoção de impacto?

Para atingir esse objetivo, uma série de fatores determinam o sucesso ou o fracasso de uma ação promocional. Não sabe quais são eles? Não se preocupe, pois você veio ao local certo para descobrir!

Promoção de sucesso

Para o sucesso de uma promoção, ela deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois isso pode reduzir o impacto e os resultados da ação promocional. A essência de uma promoção está na sensação de urgência que ela provoca na vida do cliente.

Preparamos algumas dicas e exemplos que podem ser utilizados para gerar uma promoção de impacto e auxiliar a gerar o melhor lucro possível.

Dicas para fazer uma promoção de impacto

Antes de tudo, é necessário que você defina e conheça o perfil do público-alvo da sua campanha promocional para conseguir se comunicar com ele de forma assertiva. 

  • Sem um objetivo, não há promoção que vingue

Colocar a promoção em prática não é uma tarefa fácil e nem se limita somente no ato de reduzir os preços dos produtos. Para que a sua campanha seja efetiva, é fundamental que ela tenha um objetivo claro! É isso que conduzirá qual o tipo de promoção que será feita.

Por exemplo, tem um produto em estoque sobrando que não sai a algum tempo? A loja ainda é pouco conhecida? Tem alguma data comemorativa importante chegando?

Se a ideia é captar novos clientes, uma sugestão seria oferecer condições especiais para quem trouxer um amigo para a compra, ou outra opção seria, caso queira reter o cliente, realizar um plano de fidelidade, de forma a conceder condições especiais após determinado número de compras.

Você deve estar se perguntando: mas por que eu preciso definir tão bem meus objetivos? É bem simples! Objetivos diferentes geram ações diferentes.

  • Para sua promoção de impacto dar certo: ofereça valor ao cliente

O valor é a percepção que o cliente tem sobre o seu produto ou até mesmo do atendimento. O cliente precisa sentir que está sendo gerado algum valor na compra do produto em uma campanha promocional.
Por exemplo, ao vender um conjunto de panelas mais barato, não ressalte apenas a economia, mas os benefícios que aquele produto traz para a vida do comprador, como a praticidade, agilidade, melhorias no dia a dia, entre outros.

  • A divulgação é uma das partes mais importantes

Não adianta fazer um planejamento impecável da promoção se o seu público não ficar sabendo dela, não é mesmo? Por isso, é imprescindível realizar uma divulgação eficiente, seja na mídia online ou offline.

Use todas as estratégias que estão ao seu alcance para fazer com que as pessoas vejam a sua marca, e não desanime: com uma boa ação e planejamento estratégico, não é preciso desembolsar um valor exorbitante para divulgação.

Além disso, nos casos de lojas físicas, invista em um visual merchandising. Capriche na vitrine e pense na possibilidade de trabalhar com panfletagem.

  • A persuasão é uma arma poderosa

Não pense que assim que você soltar a promoção, irá encher de clientes na porta da sua loja esperando para comprar. Você deve criar um valor no seu produto que faça com que o consumidor pense “eu realmente preciso disso!” e a promoção seja apenas um bônus, uma espécie de “produto certo, com o preço certo, na hora certa”.

Caso contrário, as vendas podem até aumentar, mas após um tempo o consumidor tende a perceber que não precisa comprar coisas apenas pelo simples fato de estarem em promoção. Portanto, não foque apenas no fato de os preços estarem mais baratos, pense que o valor é apenas um detalhe. E isso envolve a persuasão.

Por exemplo: o intuito da promoção é descongelar as vendas de uma frigideira antiaderente. Você pode simplesmente anunciar “frigideira com 20% de desconto” e esperar as vendas acontecerem, mas também pode ver a situação sob uma ótica diferenciada. 

Mostre aos seus clientes o motivo deles precisarem de verdade de uma frigideira antiaderente, afinal ela é um produto que evita que os alimentos grudem no fundo, fazendo com que você possa dispensar o excesso de óleo no preparo dos alimentos. Além de criar pratos mais saudáveis, a frigideira está com 20% de desconto! Acredita? Quer hora melhor para fazer a compra?

Viu como os dois discursos são muito diferentes? Qual você acredita que é mais eficaz?

Acima de todas as dicas dadas acima, o mais importante é ter em mente que promoções são importantes e precisam ser desenvolvidas com o máximo de estratégia e confiança possível para que, dessa forma, os resultados cheguem alegrando a todos.

Agora, é sua vez, hora de praticar!

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