Blog

Frango Xadrez

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on pinterest
Pinterest

Hoje a Receita 5 Estrelas vai para o outro lado do mundo. Vamos preparar juntos um delicioso Frango Xadrez. Esse prato está presente em qualquer restaurante de comida chinesa, especialmente nos shoppings. Existem muitas versões, com ingredientes a mais ou a menos. O nosso é básico, mas garanto que muito saboroso, vamos a receita:

Ingredientes
½ kg de peito de frango cortado em cubos
1 cebola média cortada em cubos
2 dentes de alho
½ pimentão vermelho cortado em quadrados
½ pimentão verde cortado em quadrados
½ pimentão amarelo cortado em quadrados
½ xícara de amendoim torrado descascado
½ xícara de molho shoyu
1 colher de sopa de maisena
1 colher de chá de páprica picante
Óleo de gergelim
Óleo de gergelim torrado
Salsinha e cebolinha verde a gosto
Pimenta caiena a gosto (opcional)

Modo de Preparo

Um utensílio desejável para toda a culinária oriental, e para o frango xadrez em particular, é a panela wok, aquela de fundo arredondado, como uma concha gigante. Se for de ferro, melhor ainda. Mas se não tiver, dá tranquilamente para fazer numa frigideira grande, de preferência de fundo grosso.

Como o preparo é rápido, é bom deixar todos os ingredientes preparados para entrarem ao seu tempo na panela. Antes de tudo, corte o frango em cubos e tempere com a pimenta, a páprica e o alho. Deixe marinar um pouco e depois enfarinhe os cubos com a maisena.

Nesta receita o wok deve estar sempre bem quente. Primeiro um pouco de óleo de gergelim. Gire a panela para que o óleo espalhe e entre com os cubos de frango. Nosso objetivo é que ele fique dourado. Atenção, como a panela deve estar muito quente, vale se empenhar em mexer frequentemente para que não queime em um só lado.

Os vegetais

Quando o frango estiver maravilhosamente dourado (a maisena e a páprica vão dar uma força neste sentido), retire ele da frigideira e reserve.
Se achar necessário ponha mais um pouco de óleo na panela e entre com as cebolas e, logo, os pimentões. É um jogo rápido, pois eles devem ficar um pouco crocantes no final da história. Movimente os vegetais para que não queimem e retorne o frango para a panela.
Neste ponto acrescente o amendoim e em seguida o molho shoyu.
Reparou que até aqui não entrou sal na receita? Pois é, o shoyu já é salgado, por isso este é o momento de provar, se seu paladar achar necessário, fazer uma correção de sal.
O resíduo da maisena vai fazer o molho dar uma breve engrossada.
Quando tudo estiver “ligado” e os sabores integrados, desligue o fogo, e polvilhe salsinha e cebolinha a gosto.
Por fim, regue tudo com óleo de gergelim torrado. Vai dar brilho e muito sabor ao conjunto.
Para acompanhar, um simples arroz branco faz bonito. Mas, na boa, nem precisa de acompanhamento.

Tags

Veja também