Blog

Panela de pressão: aliada para sua cozinha!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on pinterest
Pinterest

A panela de pressão é ideal para preparar receitas com mais facilidade e agilidade! Seu tempo de cozimento é mais reduzido que uma panela normal, o que auxilia na economia de tempo, gás e/ou energia elétrica.

Mas, mesmo sendo uma grande aliada na hora de cozinhar, a panela de pressão ainda assusta muitas pessoas. No entanto, tomando os devidos cuidados, o utensílio é capaz de preparar diversos pratos de forma prática, rápida e segura.

Continue lendo e confira tudo que você precisa saber para desmistificar o uso da panela de pressão!

A panela de pressão pode explodir?

O grande medo de quem se recusa a facilitar a vida na cozinha usando a panela de pressão é de que ela exploda. De fato, isso não é impossível, mas se souber usar a panela do jeito certo, não irá acontecer! A questão é que muitas pessoas não compreendem seu funcionamento e acabam cometendo falhas que levam ao acidente.

Como funciona 

A panela de pressão funciona com uma borracha, que impede que o vapor da água escape, fazendo com que a pressão interna vá aumentando à medida que a panela fica mais aquecida. Como a pressão é maior que a atmosférica, a água entra em ebulição em uma temperatura extremamente elevada e isso faz com que seu alimento cozinhe de forma muito mais rápida.

Quando a panela atinge um determinado ponto, ela faz com que a válvula seja empurrada com o pino e o vapor seja liberado, impedindo que a pressão da panela cause uma explosão. Se a válvula com o pino estiver entupida, ainda tem uma válvula de segurança, que te dá mais tranquilidade para manusear a panela.

  • Panela de pressão precisa de água

Para o cozimento ideal, a quantidade de água sugerida é de 250ml, mas varia de acordo com o tipo de alimento. Em hipótese alguma cozinhe sem líquido, pois há risco de explosão. A panela de pressão também não pode estar muito cheia, pois há possibilidade de o alimento entupir a válvula de saída do vapor.

  • A forma correta de fechar a panela

Depois de colocar os alimentos e a água dentro da panela, coloque a tampa encaixando bem, de dentro para fora, para garantir a vedação completa. Por fim, engate a tampa na alça para que fique bem presa e deixe o fogo alto.

Quando começar a ferver, o pino que fica no centro da tampa vai começar a chiar e a mexer para dosar a quantidade de vapor no interior da panela. 

  • O pino deve chiar

Se depois que o alimento começar a ferver, o pino não estiver chiando e liberando o vapor aos poucos, desligue a panela! Pois ele não estará fazendo seu trabalho do jeito certo. Isso pode acontecer no caso de algum defeito ou por haver alguma sujeira, como resto de comida, obstruindo a passagem do ar. 

  • Preservação de nutrientes

O cozimento realizado nela preserva cerca de 90% das vitaminas dos alimentos, enquanto o preparo a vapor salva cerca de 75% e fervê-los mantém entre 40% e 65%.

Como tirar a pressão da panela

Depois que o alimento ficou o tempo necessário na pressão e está pronto, é hora de libertar todo o vapor da panela para poder abri-la. Esta é uma parte que pode levar um tempo, pois você deve desligar a panela e esperar ela esfriar e liberar o vapor sozinha. O ideal é não acelerar esse processo apoiando um garfo na válvula, nem colocando a panela embaixo da água. 

Só depois que o vapor tiver saído totalmente é que você pode abrir a panela em segurança.

Cuidado com a limpeza

A limpeza é outro procedimento básico e muito importante para a higiene e para manter a segurança do produto. Na hora de lavar a panela de pressão, retire a borracha que faz a vedação e lave bem para evitar o acúmulo de resíduos. O pino também requer atenção. Utilize um palito de dente para limpar todos os furinhos do objeto para que não fique nenhuma sujeira.

 

Veja também